Fique por dentro das notícias do mundo jurídico

Assine nossa newsletter.

Uma vitória feminina: o direito ao voto.

Publicado em: 03/Nov/2015, em Conteúdo Legal



No dia 3 de novembro o Brasil comemora uma vitória feminina: o direito da mulher ao voto. A data relembra a instituição do voto da mulher em 1930. Hoje podem votar todos os cidadãos brasileiros maiores de 16 anos. Mas a situação era muito diferente até pouco tempo atrás. Realmente, a conquista feminina só foi completa em 1946, quando o voto passou a ser obrigatório e sem restrições. O primeiro sucesso das mulheres com relação ao voto se deu em 24 de fevereiro de 1932, quando foi aprovado do Código Eleitoral Provisório.

A resolução só permitia que mulheres solteiras com renda própria, viúvas e casadas com a autorização do marido votassem.
As restrições ao voto feminino só foram retiradas do Código Eleitoral em 1934. Porém, a obrigatoriedade do voto, como acontecia com os homens, só vigorou em 1946.

O primeiro estado do país que permitiu a participação feminina nas eleições através do voto foi o Rio Grande do Norte. Lá foi o lugar em que a primeira mulher fez o alistamento eleitoral e que teve a primeira prefeita do Brasil.



Fonte: Portal Grupo Escolar